23 de set. de 2010

Camada de ozônio está estável há dez anos

Um post sem zoeira.
Elegrem-se ou não , parece que o fim do mundo nao será em 2012, e se ele acabar depois, é bem possivel que nao seja pelos efeitos aquecimento global, está mais facil o nosso game over ser dado pelo ahmadinejad e sua trupi.
Olha aí a matéria, que saiu no G1.

Buraco na camada de ozônio está estável há dez anos, diz estudo

Abertura não aumentou, tampouco diminuiu no período.

Trabalho foi realizado pela Organização Mundial de Meteorologia.

Do G1, em São Paulo

Um estudo da Organização Mundial de Meteorologia (OMM) revela nesta quinta-feira (16) que a camada de ozônio terrestre, que protege o planeta contra o excesso de radiação ultravioleta, ficou estável na última década, com o buraco em sua superfície mantendo o mesmo diâmetro, sem diminuir, nem aumentar.
Divulgado no Dia Internacional pela Preservação da Camada de Ozônio, o trabalho foi feito e revisado por 300 cientistas ligados ao órgão da ONU.

Ilustração com base em observações de satélites da Nasa permite identificar área do buraco na camada de ozônio acima da Antártida. (Foto: Nasa) O Protocolo de Montreal é apontado como um dos responsáveis pela preservação da camada pelos especialistas. O montante de substâncias degradadoras de ozônio, lançadas na atmosfera em 2010, foi cinco vezes menor do que o previsto pelo acordo de Kyoto para o período entre 2008 e 2012. O índice que leva em conta a diminuição das emissões expressas em CO2.
A expectativa é que a camada de ozônio volte a ser restaurada nas próximas décadas. Com a interrupção no aumentos dos buracos na Antártida e no Ártico, o nível da película protetora da Terra deve retornar durante o meio do século 21 ao padrão anterior a 1980, época da criação do Protocolo de Montreal.
Com as campanhas para substituição dos clorofluorcarbonetos (CFC), encontrados em geladeiras e latas de spray, a demanda substitutos como o hidroclorofluorcarbonos (HCFC) e hidrofluorcarbonos (HFC) cresceu, especialmente entre 2007 e 2008, segundo a OMM. O HCFC-22 é o exemplo mais abundante, com presença 50% maior no período na comparação com os anos de 2003 e 2004.


Não Crê? entao, clicaki!

3 comentários:

  1. cara, já saiu ai pela imprensa noticias de que dados sobre o aquecimento global seriam todos manipulados por algumas ONGs, com o objetivo de conseguir mais verba, e rolar mais falcatrua consequentemente.
    A terra possui milhões de anos, ela passa por ciclos de aquecimento e resfriamento naturalmente.
    Eu acredito que o ser humano esteja sim contribuindo para que isso ocorra com mais frequencia, mas a gente nao vai conseguir destruir a terra tão cedo, a não ser que o Ahmadinejad se revolte, como tu falou. hahahahah

    ResponderExcluir
  2. Uma boa nóticia, isto quer dizer que as pessoas estão se conscientizando.
    Espero que depois dessa nóticia continuem ainda mais já que estamos meio que no marco zero, e seria bom quando começasse a dimunir.

    ResponderExcluir
  3. Espero que essa noticia não sirva para que todos os ocordos firmados para a preservação da camada de ozonio nao percam a força e, consequentemente, retornemos ao mundo da ignorancia, quando o homem achava que tudo podia contra a natureza, sem consequencias. Hoje, somos responsaveis pelo dano causado e responsaveis pela sua reparaçao.

    ResponderExcluir